domingo, 4 de dezembro de 2011

O projeto do outro


O Projeto do outro
O projeto que escolhi para fazer algumas observações, foi o projeto da colega Ivone Pinto, que realizou um projeto que tem como tema A Importância da Arte no Ensino Formal Enquanto representação do Espaço Geográfico.
Escolhi por achar um projeto muito interessante e achei que teve uma boa junção das disciplinas de arte e geografia, sendo que a arte é livre e é através dela que expressamos os nossos sentimentos seja ele como for e através do espaço geográfico que o ser humano se realiza.
O projeto foi trabalhado na Escola Marcilio Pontes – Acrelândia onde a autora do projeto Ivone concluiu o ensino médio. Ao ler e observar o projeto A Importância da Arte no Ensino Formal Enquanto representação do Espaço Geográfico, pude perceber que a autora trabalhou de forma bem legal  mas em meu ver a autora poderia ter  explorado bem mais a prática de uma forma mais inovadora e criativa assim com certeza daria ao seu projeto mais brilho e despertaria nos alunos o interesse pelo o assunto.  
A autora diz em seu projeto que “pretendo com este trabalho despertar sensações prazerosas no desenvolvimento das atividades artísticas. Reconhecer a importância da arte no ensino. Desenvolver a criatividade nas atividades artísticas. Que o aluno venha reconhecer o seu espaço cultural, como casas prédios, pontes, ruas, bem como o seu espaço natural, como: rios, arvores, montanhas, campos, paisagens naturais. Que os alunos possam reconhecer as características do local onde vive, e a identificar arte do lugar, do espaço onde vivem, assim como a cultura d o seu local de sobrevivência”.
Mas como pude perceber na realização da prática, ela se limitou onde os alunos realizou simples desenhos de arvores etc. ela disse em seu projeto que pretendia despertar sensações prazerosas, mas os alunos fez o que sempre faz em uma aula de arte pintar em uma simples folha de papel, enquanto poderia representar por exemplo através de maquetes etc.
A arte como já mencionei é livre sem limites, assim também como espaço geográfico, podendo assim trabalhar diversas formas diferenciadas e inovadas.
Fotos realizadas pelos alunos na execução do projeto
A Importância da Arte no Ensino Formal Enquanto representação do Espaço Geográfico.


Para apreciar o projeto e mais imagens








Nenhum comentário:

Postar um comentário